2017.10.24 * 10:38:42
Estatisticas
O Tiro com Arco
# História - Antiguidade:

Podemos precisar a data de origem de todos os desportos conhecidos nos tempos modernos e antigos, mas como o Tiro com Arco isso não aconteceu pois todas as informações que possuímos perdem-se nas origens mais remotas da civilização humana.
Pesquisas feitas em achados arqueológicos traçando-se a presença de Carbono 14, confirmam a existência do arco e da flecha cerca de 30.000 anos atrás, tão antigo portanto como as mais remotas manifestações de civilização, a descoberta dessa arma formidável pelo homem primitivo assegurou a sua sobrevivência, permitindo caçar, defender-se ou atacar outros grupos hostis, nas guerras tribais de outrora.
Podemos afirmar sem medo de errar, que somente a descoberta do fogo se ombreou em importância com a do arco e da flecha, permitindo a ascensão da espécie humana na superfície do planeta.



# Da Antiguidade até a Idade Média

Do período que compreende desde os tempos bíblicos até o século XVI, encontramos inúmeras referências escritas sobre o Tiro com Arco, porém a maioria delas encarando-se sob o ponto de vista da sua utilidade como arma de guerra, nada especializada sobre desporto, a não ser alguns escritos sobre os jugos olímpicos gregos, a festividades egípcias, assírias, babilónicas e depois os jogos romanos no Coliseu.

Nesse período que vai até o final da Idade Média, o poder de uma nação, tanto de conquista como de defesa dependia inteiramente do valor e destreza dos seus arqueiros de infantaria ou cavalaria, e os episódios históricos que conhecemos desde a nossa infância sobre História Geral esclarecem-nos tal fato. Temos também as lendas gregas estáticas sobre os seus heróis arqueiros.

Na Europa, a Inglaterra é quem detêm a primazia do desenvolvimento do Tiro com Arco, o célebre "LONGBOW"(arco-longo) inglês e as flechas bem emplumadas para precisão do tiro escreveram páginas memoráveis nas batalhas e asseguraram a grandeza da Grã Bretanha, batalhas tais como Crecy, Poitiers e Agincourt, e foi também o poder dos arqueiros dos barões ingleses que forçaram ao Rei Joaão a assinatura da Magna Carta.

Foi na Inglaterra que se escreveu o primeiro livro sobre o ensinamento da arte do arqueirismo: "TOXOPHILUS" de Robert Ascham, o qual era instrutor da Rainha Elizabeth, isto em 1545. Apesar do seu texto em inglês arcaico, o seu conteúdo é actual, não difere em nada do que se tem escrito modernamente.

Os antigos Reis ingleses baixaram éditos obrigando a todos os jovens ingleses a terem arcos e um número obrigatório de flechas sempre à mão. Isto criava uma espécie de milícia nacional sempre armada de prontidão, contra as repetidas invasões dos vikings, normandos, etc... e para que o interesse sobre o arqueirismo permanecesse aceso, eram promovidos vários torneios nacionais e regionais nos condados ingleses e os vencedores recebiam honras de heróis nacionais e favores de realeza, inclusive bons prémios em dinheiro, e a guerra das rosas marcou o ápice da fama do arqueirismo como principal arma de guerra. A descoberta da pólvora e a introdução das armas de fogo, tornaram então obsoleto para a guerra.



# Da Renascença até a Era Moderna

Apesar de substituído como arma de guerra, o arqueirismo entretanto continuou, principalmente na Inglaterra, como um desporto, tanto de interesse popular como da aristocracia. Não existiam competições, considerava-se um ato de elegância e de educação aprimorada saber-se atirar uma flecha de maneira correcta.

Os ingleses praticavam o arqueirismo, um jogo que intitulavam de ROVER (passeio) o qual se desenrolava da seguinte maneira: 1 grupo de arqueiros saia através de um bosque ou de um relvado e um deles indicava um obstáculo qualquer do local como o primeiro alvo (uma árvore, uma moita, etc...) e em seguida todos atiravam no mesmo. O que chegasse perto da marca escolhida era proclamado capitão do grupo e escolha o alvo seguinte. Este ROVER GAME incrementou o gosto pelo arqueirismo e fez notar a necessidade de competições organizadas, pois tudo aquilo que é desporto depende desse ponto fundamental. Em fins do século XVIII fundou-se a REAL SOCIEDADE DE TOXOPHILLIA e em 1844 aconteceu o 1 campeonato Inglês de Arqueirismo. Modernamente o arqueirismo inglês é controlado pela GRAND NATIONAL ACRCHERY SOCIETY, na região de Essex. Na América o arqueirismo foi introduzido nos E.U.A. por um grupo de entusiastas em 1828, os quais criaram a ARQUEIROS UNIDOS DE FILADÉLFIA, que competiram regularmente durante 20 anos, até se desencadear a Guerra Civil. Em 1879 fundou-se a NATIONAL ARCHERY ASSOCIATION (N.A.A) e realizou-se o 1 campeonato americano neste mesmo ano, e desde essa época nunca pararam as competições durante os anos de guerra as competições eram realizadas por correspondência (MAIL MATCH).

A partir de 1930 as competições nos Estados Unidos estenderam-se de costa a costa, e o aparecimento de novos arcos e materiais para as flechas, a preços e facilidade mais acessíveis aos desportistas, e nos dias de hoje acredita-se que existam mais arqueiros praticantes do que em todas hordas de Gengis Kahn, ou nos efectivos dos exércitos europeus. Surgiram publicações técnicas especializadas, tais como as revistas BOW AND ARROW e THE ARCHERY ' S MAGAZINE.

Em 1940 a caça com arco e flecha foi legalizada em alguns estados americanos o que abriu um campo novo para milhares de novos praticantes que não se interessavam pelo tipo de competição ao alvo e então foi fundada a NATIONAL FIELD ARCHERY ASSOCIATION (N.A.F.A.) que realizou o seu primeiro campeonato em 1946. Por outro lado os arqueiros profissionais organizaram a PROFESSIONAL ARCHERS ASSOCIATION (P.A.A.) e os fabricantes de equipamento fundaram a ARCHERY MANUFACTURES ORGANIZATION (A.M.O.) esta última é que financia as despesas de viagens das equipes americanas ao exterior. Na Europa, berço do arqueirismo desportivo, o desporto evoluiu também de maneira grandiosa e em 1930 criou-se então o organismo internacional denominado FEDERATION INTERNATIONALE DE TIR L'ARC, conhecida pela sua sigla FITA. Antes disto o arqueirismo já tinha sido considerado desporto olímpico entre 1908 e 1920, e agora novamente em 1972 e 1976, depois de consideráveis esforços desenvolvidos pelos países interessados.




Entrar
Utilizador

Senha



Ainda não é Membro?
Clique aqui para se registar.

Se esqueceu a sua senha?
Solicite uma nova aqui.
Calendário de Eventos
<< Outubro 2017 >>
S T Q Q S S D
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Utilizadores Online
Visitantes Online: 1

Membros Online: 0

Membros Registados: 121
Último Membro: Miguel Fonseca
Mural de Recados
Fazer login para enviar uma mensagem.

2015.05.22 22:58
Joaão, o que é o jantar?

2015.01.02 16:55
Angry Pfft Smile Feliz ano novo

2014.11.25 07:46
sao 7:45

2014.11.25 07:45
aacertem o relógio sff

2014.11.11 12:34
Acertem o relogio.


JCOR © Copyright 2008/2017

Google Pagerank, SEO tools
server monitor

2,758,114 visitas únicas
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.
Design by Matonor
Converted to PHP-Fusion v7 by Kenneth